Fundação Prosveta-Sofia (Bulgária)
A Fundação Prosveta-Sofia é uma organização não governamental sem fins lucrativos. A sua missão é apoiar a modernização da educação búlgara e
trabalhar para melhorar a sua qualidade. Apoia a implementação dos principais padrões europeus e mundiais na educação escolar búlgara através de várias iniciativas. Tem uma boa experiência na gestão de projetos internacionais de grande escala no âmbito de vários programas financiados pela UE.
A. Programa Erasmus+
Projetos ligados à educação cívica: projeto “Alteridade”; Projecto “A minha Europa – A tua Europa – A tua opinião”; Projeto “Os Jovens Aprendizes abraçam a Inclusão Social e o Envolvimento Social”.
Projetos ligados à educação STEAM para alunos NEE: projeto SEN Power que concebeu uma metodologia para o ensino de Matemática e Estudos da Natureza para alunos NEE e dois kits de ferramentas com recursos educativos prontos a usar para serem usados com alunos NEE: Mathematics4ALL e Nature Studies4ALL
B. “NaturAll LIFE: Construir a aceitação da Natura2000 entre os principais públicos; criar uma geração de apoiantes conhecedores“; Programa da UE: LIFE Governação e Informação Ambiental. O projeto concebeu um pacote de recursos para professores sobre temas ambientais e de conservação.
Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarem) – Portugal
O IPSantarém é uma instituição de ensino superior público politécnico, ao serviço da sociedade, comprometida com a qualificação de alto nível dos cidadãos, visando a produção e difusão de conhecimento, criação, transmissão e difusão de conhecimento de natureza profissional, cultura, ciência, da tecnologia, das artes, orientou a investigação e o desenvolvimento experimental, destacando a centralidade do aluno e da comunidade envolvente, num quadro de referência internacional.
As diversas Escolas oferecem cursos de licenciatura, mestrado e pós-graduação, bem como cursos técnicos superiores profissionais. Tem sido possível, em algumas áreas de formação, recorrer à formação em b-learning.
O IPSantarém promove a cooperação institucional e a mobilidade efetiva de todos os seus agentes, tanto a nível nacional como internacional – nomeadamente no espaço europeu do ensino superior e na comunidade dos países de língua portuguesa – participa em atividades de ligação da sociedade, divulgação/transferência e valorização económica do conhecimento e garante o acesso dos cidadãos ao ensino superior e à aprendizagem ao longo da vida.
O IPSantarém mantém uma ligação estreita com a comunidade e o tecido empresarial regional, intensificando esta relação para proporcionar formação adaptada às necessidades regionais.
Direcção Provincial de Educação Nacional de Antalya APDNE (Turquia)
A APDNE é uma autoridade pública local responsável pelo planeamento e coordenação de diversas atividades educativas e de formação, desde a pré-escola até ao ensino secundário, na província de Antália, que abrange 5 distritos centrais e 14 distritos provinciais. A Direção supervisiona 19 gabinetes da Direção Distrital de Educação Nacional, 369 escolas secundárias, 85 escolas secundárias profissionais com várias filiais, 563 escolas primárias e 702 jardins de infância. O principal objetivo é proporcionar uma educação alinhada com os princípios e avanços modernos, com o objetivo de formar indivíduos que adiram às normas da UE, se adaptem
a diversas condições de vida e incorporam valores seculares e democráticos, ao mesmo tempo que promovem a inteligência e a ciência. A APDNE dá também importância à preservação do património cultural, aumentar a consciência histórica e respeitar os direitos humanos e o ambiente. A Direção é proativa na promoção da aprendizagem ao longo da vida através de diversas atividades.
Atualmente tem mais de dez projetos Erasmus+ KA220 em curso.
A Direção possui acreditação Erasmus tanto nas áreas do Ensino Escolar como do Ensino Profissional.
O Projeto ESTELLA visa aumentar a consciência e a responsabilidade ambiental, permitindo aos alunos explorar, analisar e
comunicar sobre os valores ambientais fora das suas escolas.
O Projeto iSchool visa integrar e preservar o património cultural europeu na educação.
O Projeto hVET dá um passo inovador ao integrar o modelo de ensino híbrido no ensino e formação profissional (EFP). Isto
abordagem inovadora combina as melhores características da educação online e presencial, com o objetivo de se preparar para a era pós-pandemia.
O projecto IIExVET centra-se no desenvolvimento de um inquérito que visa medir os níveis de excelência no ensino e formação profissional (EFP) em todos os países. da União Europeia (UE). Esta ferramenta de avaliação ajudará os centros de EFP de toda a UE a analisar o seu desempenho de uma perspetiva objetiva, identificar os passos necessários para alcançar a excelência e alcançar os padrões de qualidade e excelência da UE no ensino profissional.
O projeto STEPS (STEM Teaching and Education Platform for Students) é uma iniciativa tangível e sustentável que visa promover a igualdade e a inclusão no acesso à educação STEM e à robótica.
Vides izglītības fonds (Letónia)
O Vides izglītības fonds (VIF) foi fundado para promover o desenvolvimento sustentável através da educação ambiental. A VIF é o Operador Nacional da Letónia dos programas da Fundação para a Educação Ambiental (FEE International). A FEE International é a organização líder mundial em educação ambiental e a VIF coordena com sucesso o trabalho e o desenvolvimento de todos os programas e certificações da FEE International (EcoSchools, Young Reporters for the Environment, Blue Flag, Green Key e Learning About Forests) na Letónia desde 1998. Cada um destes programas nos seus domínios estão entre as iniciativas públicas mais visíveis na Letónia.
Exemplos de projetos de fundos Vides izglītības:
- O projeto We Eat Responsably de 2015 a 2018 que foi implementado em nove países da UE com o apoio financeiro da União Europeia. Os objetivos do Comer com Responsabilidade eram: (i) a educação para o desenvolvimento sustentável; (ii) alunos ativos explorando a ligação entre o global e o local; (iii) professores activos que capacitem a sociedade para se tornarem cidadãos mundiais activos; (iv) envolvimento da comunidade local; (v) partilhar inspirações; (vi) publicar metodologia, lições e materiais de publicação sobre como a nossa alimentação muda o mundo.
- A campanha educativa internacional “A Grande Caça às Plantas” (2016 a 2020) foi implementada em 14 países. A campanha promoveu o pensamento crítico através da abordagem de estudo “ir e ver” (aprender fazendo) e desenvolveu os jovens como defensores da conservação.
- Projeto piloto Projeto Eco-Escolas para o Avanço da Economia Circular (2020-2021). Objectivos do projecto: Desenvolver um quadro curricular para a educação escolar sobre economia circular; desenvolver um kit educativo exemplar sobre economia circular; formação de professores no ensino da economia circular através do quadro da aprendizagem baseada em projectos; sensibilizar as partes interessadas e uma compreensão da economia circular e dos princípios de sustentabilidade.
- Do outono de 2018 ao outono de 2020 o VIF participou no projeto Erasmus+ – Hob’s Adventure – Hands-on Biodiversity. O projecto apresentou às crianças os seguintes tópicos através do tema abrangente da biodiversidade de vasos de plantas e ambientes exteriores: cidadania global, alterações climáticas, consumo razoável de bens, diversidade na natureza, necessidades de plantas e animais, saúde e bem-estar.